Caso 1: Relação entre Evolução X Custo X Produtividade X Empregabilidade
A Engenharia tem por premissa básica a aplicação de conhecimentos técnicos para construir, manter e ou melhorar estruturas, materiais e ou processos. Porém, com o passar dos anos, sua aplicabilidade vem se adaptando em função de aspectos sociais, políticos e econômicos. Diversos exemplos podem ser dados para comprovar esta afirmação, e a seguir mostraremos um deles, bem como suas implicações.
Observe a função abaixo:
Calceteiro – trabalhador que calça ruas com pedras, paralelepípedos e ou blocos. Profissão bastante antiga e que aos poucos vai concorrendo com o advento das máquinas e novas tecnologias.
Analisando a foto acima, podemos tirar algumas conclusões obvias: péssima ergonomia e baixa produtividade.
Já em relação as fotos acima, temos exatamente o contrário: excelente ergonomia e alta produtividade (mecanização).
Analisando os cenários acima, poderia parecer óbvia qual a opção a ser escolhida. Porém, a decisão passa por aspectos sociais, políticos e financeiros. Em países desenvolvidos, o uso de mão de obra para determinadas atividades vem sendo substituída por máquinas altamente produtivas. A mão de obra é cara e nem sempre disponível. Já nos países em desenvolvimento, ocorre exatamente o contrário: mão de obra farta e desqualificada.
Assim, deixamos um item para sua reflexão: Empregabilidade x Custos Operacionais x Produtividade. Como resolver essa questão?
Dê aqui a sua opinião!
Voltaremos ao assunto em breve!
Somos uma empresa especializada em construções, reformas e projetos de engenharia industriais, comerciais e residenciais, com profissionais experientes e atuação pautada pela ética e segurança.
LOTUS ENGENHARIA® - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.